Amêndoas e seus muitos benefícios para a saúde!


As amêndoas, frutos das amendoeiras são valorizadas desde a antiguidade. Sendo populares na dieta dos antigos egípcios e civilizações indígenas.

Elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e contêm fibras da saciedade, antioxidantes, vitaminas e minerais como o magnésio e manganês, protetores de fitoesterois e proteínas vegetais.

E não tenha medo da gordura das amêndoas! Apesar do seu teor calórico elas podem também ajudar a perder peso.

E mais: um estudo da Universidade do Sul da Austrália descobriu que as amêndoas consumidas como salgadinhos reduzem a fome e o desejo de comer ao final do dia.

Por ser uma fonte de diversos nutrientes, as amêndoas trazem muitos benefícios para a nossa saúde, como:

-Pode melhorar o funcionamento das funções cerebrais: são consideradas como um dos melhores alimentos para o cérebro. Isso porque elas contêm riboflavina e L-carnitina, dois nutrientes-chave capazes de afetar positivamente a atividade neurológica e prevenir o declínio cognitivo.

-Ajudam a manter a saúde da pele: as amêndoas contem altas concentrações de antioxidantes, que podem ajudar a prevenir o câncer de pele e seus danos. As gorduras saudáveis das amêndoas também ajudam a manter a pele hidratada.

-Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

-Auxilia na manutenção da saúde dentária e óssea.


Como consumir amêndoas?

O ideal é consumir 40 gramas por dia – o que dá ao redor de 35 unidades.

Antes de mais nada opte pelas amêndoas sem sal, pois elas têm menos teor de sódio. Você pode comê-las cruas ou, se preferir, trituradas e polvilhadas sobre saladas, lanches e até misturadas com seu iogurte favorito.