top of page

Como e por que aumentar o HDL: colesterol bom!



O colesterol é uma substância encontrada em todas as células do corpo, é gordurosa e é muito útil em várias funções do organismo. Colesterol bom é uma forma de definir o HDL, que é muito importante e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, infarto e AVC. -O colesterol HDL elimina e remove o colesterol LDL (ou “ruim”); -O HDL reduz, reutiliza o LDL, transportando-o para o fígado, onde pode ser reprocessado; -O colesterol HDL atua como uma equipe de manutenção dos vasos sanguíneos. Os danos nas paredes internas são as primeiras causas para o desencadeamento de aterosclerose, que causa ataques cardíacos. O HDL limpa as paredes e as mantém saudáveis.

O que devo fazer para aumentar meu colesterol bom??

1) Tenha uma alimentação adequada! Procure consumir a quantidade certa de cada alimento. Inclua em sua alimentação carne de peixe, vegetais e os demais alimentos que são fonte de gorduras boas como oleaginosas e sementes.

2) Praticar exercícios diariamente! Os exercícios podem aumentar o HDL de 5 a 10% em adultos com problema de sedentarismo.

3) Evitar o consumo de bebidas alcoólicas! O exagerado consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares

4) Não consuma carboidratos em excesso! O consumo em excesso diminui os níveis do HDL

O acontece se meu HDL estiver baixo?

O DDL atua limpando o organismo do colesterol ruim e prevenindo várias doenças. Quando o colesterol bom se encontra em baixo nível, o risco de doenças cardiovasculares aumenta consideravelmente!!


Praticar as atividades e dicas citadas acima apenas algumas vezes e parar, obviamente não trará bons resultados e nem ajudará a aumentar o colesterol bom...para que elas funcionem o ideal é que sejam postas em prática todos os dias e se tornem um hábito, fazendo parte da rotina e assim se tornando prazeroso ter uma vida saudável!


bottom of page