top of page

Como aproveitar melhor as oleaginosas


As oleaginosas, ou frutos secos, são ricas fontes vitaminas, proteínas e antioxidantes...elas previnem o envelhecimento precoce, cuidam da saúde do coração, reduzem o estresse, melhoram a digestão, enfim, os benefícios são infinitos!

O consumo desses frutos vem aumentando ano após ano, com a procura por uma vida mais saudável as oleaginosas são indispensáveis na alimentação. Além de serem uma ótima opção de lanche, as sementes podem ser consumidas de variadas formas, uma mais deliciosa que outra.


Confira a seguir dicas de como aproveitar melhor as suas oleaginosas:

Em um ensopado: Você consegue lembrar o sabor espetacular que tinha o ensopado de sua avó? E, o segredo é muito simples! A receita tradicional pede uma boa dose de Nozes como especiaria. Ideal para incrementar os refogados e/ou engrossá-los com farinha. As possibilidades são inúmeras.

Na salada: Sabemos que essa é uma das sugestões mais óbvias, mas é importante ter em mente que as oleaginosas podem fazer toda a diferença. Seja apostando em combinações clássicas, como queijo de cabra e nozes, ou mesmo em combinações mais desbravadoras como figo e amêndoas, frango e amendoim, rúcula e castanhas. Você pode triturar as oleaginosas (com um pilão), ou servir inteiras. Você ficará encantado com a beleza e sabor.

Fritura: sim, você leu corretamente! Use e abuse das nozes, tanto em pedaços quanto em farinha, para empanar suas frituras... é de dar água na boca! Outra dica, é fazer uma pastinha de oleaginosas e colocar por cima dos seus empados de Frango!

Tábua de frios: uma tábua de frios sempre pede uma combinação de oleaginosas, não é? Elas dão um toque especial ao que já é delicioso! Você pode usar a mesma ideia para incrementar o seu Fondue! Algumas oleaginosas caem tão bem combinadas a molhos salgados (como de queijo), quanto aos doces (Figo e chocolate).

Em uma granola: nada melhor que começar o dia apostando em uma alimentação cheia de nutrientes... as nozes são o especial da granola, trazendo um sabor inigualável! Mas, você pode adicionar qualquer oleaginosa a sua granola, bem como frutas secas e sementes.

No molho: Algumas castanhas já são tradicionalmente utilizadas em molhos como, nozes no molho pesto, amêndoas e avelãs no molho romesco, mas você não deve se deixar enganar e ficar apenas com o convencional! Um molho com Nozes ou Pistache, também seria perfeito para acompanhar suas saladas ou massas, não?

Em bolos e pães: As oleaginosas são incríveis e versáteis, proporcionando sabor e satisfação aos adeptos de uma vida mais saudável, já sabemos. Mas introduzir a rotina nem sempre é fácil né? O legal é que você pode utilizá-las como farinha para fazer as massas, picadas para colocar junto a massa, ou inteiras para decoração. Elas cabem em qualquer etapa da receita!

Purês: Você pode tanto misturar as oleaginosas trituradas a massa, quanto cobrir o purê com as oleaginosas em forma de Farofa, por exemplo, e depois levar ao forno para dourar.

Vinagrete: Assim como nas saladas em geral, é possível adicionar as oleaginosas ao Vinagrete. Triturando a oleaginosa de sua preferência, juntamente com azeite de oliva, vinagre, sal, pimenta e o que você preferir (limão, mostarda, manjericão…). Essa é uma forma sutil de introduzir as oleaginosas em saladas.

Iogurte: As vezes precisamos de coisas rápidas. E nessas ocasiões a melhor opção é misturar suas oleaginosas ao iogurte. Se ele for natural, melhor ainda!

Sobremesas: Se as possibilidades já eram muitas, nesse item elas se tornam infinitas!! Em saladas de Fruta, por exemplo, você pode adicionar avelãs trituradas e tostadas, para um sabor extra e crocância. Panquecas doces, mousses, pavês, tortas, muffins, pudins...

Com Queijos: Uma boa tábua de queijos, exige boas nozes. Mas, não esqueça que é possível acrescentar a combinação “queijo + nozes” nos mais diversos ambientes. Outra opção seria colocar as nozes picadas sobre o queijo derretido, em torradas. Ou, no queijo cremoso com Manjericão, para servir como entrada.


E aí, gostou? Você sabia que as oleaginosas possuem infinitas versões? Pois é, as opções para incluí-las ao cardápio são muitas e para todos os gostos...agora não tem mais desculpa, comece a incluir os frutos secos em sua alimentação e desfrute de todos os incríveis benefícios que eles podem lhe proporcionar!


bottom of page