top of page

Cozinha Terapêutica: o que é e quais são seus benefícios?


A relação entre os amantes da culinária com os alimentos é real e sem dúvidas é muito especial. O ato de cozinhar com amor, de ter um contato especial com a comida e de demonstrar seus sentimentos através dos pratos é incrível.

E foi assim que se desenvolveu a cozinha terapêutica, se desenvolveu pela necessidade de promover uma atividade que proporcione calma, que combata diversos problemas emocionais, diminuindo o estresse e a ansiedade já que na hora de cozinhar, geralmente, a pessoa se desliga de outros afazeres e se esquece dos problemas.


Quais são os benefícios da cozinha terapêutica?


Desenvolve a criatividade!

A criatividade se dá pelo ato do improviso. Na falta de algum ingrediente, deve-se usar a criatividade e criar novos pratos, criar novas possibilidades e sabores. Pode ser que o prato não saia como o planejado, porém será como uma terapia e irá desenvolver suas habilidades gastronômicas.


Afasta a ansiedade e depressão!

A cozinha terapêutica desliga as pessoas das preocupações e estresse, estreita laços e proporciona momentos de prazer.


Torna as pessoas mais pacientes!

Cada prato tem seu tempo para ficar pronto!! E apesar da pressa e da fome, sabemos que se tentarmos apressar o preparo o prato não ficará saboroso como deve ficar.

Isso nos torna seres mais pacientes e nos ensina que todos os processos duram o seu determinado tempo.


Aproxima as pessoas!

Cozinhar com companhia e dividir as tarefas, além de aproximar uns dos outros, pode desenvolver nas pessoas habilidades como autonomia e independência.

O ato de cada um desempenhar uma função e no fim o alimento se tornar magnífico proporciona momentos de alegria e união, tanto com a família quanto com amigos.


A cozinha e o ato de cozinhar são mágicos e proporcionam benefícios incríveis e que ajudam as pessoas a se desenvolver física e mentalmente. Proporcionam também novos aprendizados e tornam as pessoas melhores.

Comece agora, inclua a cozinha terapêutica em sua vida e adquira todos os benefícios que ela pode proporcionar!


bottom of page