top of page

Rotulagem de alimentos: entenda o que significa cada coisa!


Os rótulos presentes em praticamente todos os produtos comercializados são importantíssimos na vida dos consumidores, servindo para informar o que está em sua composição, os rótulos são essenciais e obrigatórios. Contendo muitas informações é muito comum que os rótulos não sejam compreendidos por muitas pessoas...isso acontece com você? Hoje iremos explicar o que cada parte do rótulo significa para que você entenda e saiba analisar qual alimento é melhor para a sua saúde! Confira:

1)Valor energético: é a quantidade de energia, proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras, contida em uma porção. 2)Carboidratos: componentes dos alimentos que fornecem energia para as células do corpo. 3)Proteínas: são responsáveis pela manutenção e construção de células e órgãos. 4)Gorduras totais: se refere à soma de todas as gorduras encontradas no alimento, sejam elas de origem animal ou vegetal. 5)Gorduras saturadas: é uma gordura que provém de alimentos de origem animal. Seu consumo deve ser moderado já que pode resultar em doenças cardiovasculares. 6)Gorduras Trans: essa gordura é encontrada em alimentos industrializados, como em biscoitos, sorvetes e margarina. Seu consumo não é recomendado, já que pode trazer riscos à saúde. 7)Fibra alimentar: é encontrada em muitos alimentos de origem vegetal e auxilia no funcionamento do intestino. 8)Sódio: sua principal fonte é o sal de cozinha, mas está presente em alimentos altamente industrializados também.

Outras informações: -Os ingredientes contidos no produto são listados em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente citado é aquele que se encontra em maior quantidade no produto e o último o que está em menor quantidade. -%VD: "Indica qual a quantidade calorias e de nutrientes que o alimento apresenta em relação a uma dieta média de 2.000 kcal."

bottom of page