top of page

Mel: um super adoçante natural!

O mel é um produto natural obtido através do néctar das flores e de excreções da abelha, é um ótimo adoçante natural, que é absorvido pelo nosso organismo de maneira mais lenta do que o açúcar, de modo que sofremos menos picos de glicose, também é cheio de benefícios. Embora se conheça muitos benefícios durante milênios tem sido usado como um remédio medicinal para muitas doenças diferentes. E é esse elixir que para a

abelha traz a glicose oxidada, serve tanto para aliviar a tosse como para curar feridas, prevenir distúrbios gastrointestinais ou metabolizar o álcool. O mel conta com boas quantidades de açúcar e carboidratos e por isso ele é uma ótima fonte rápida de energia. Ele também possui alguns ácidos orgânicos, sendo que um deles, o ácido glucônico, contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida. O ferro e o cobre contribuem para a ação antimicrobiana.

O produto derivado do trabalho das abelhas impressiona por sua composição. A nutricionista Gabriela Maia, do Rio de Janeiro, conta que ele exibe cerca de 180 tipos de compostos. “Há água, açúcares, aminoácidos, enzimas, minerais, vitaminas e inúmeros antioxidantes”

Estes são alguns dos benefícios que o adoçante mais antigo que conhecemos pode ter sobre a nossa saúde:

-Acalma a tosse;

-Ajuda a fazer a memória trabalhar;

-Ajuda a curar feridas;

-Fornece inúmeros nutrientes;

-Reduz os fatores de risco cardiovasculares, etc. Tipos de mel: O sabor, aroma e cor do alimento irão variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Alguns benefícios podem ser mais fortes em determinados tipos do que em outros. Confira os principais tipos consumidos no Brasil: -Mel Silvestre; -Mel de Flor de Eucalipto; -Mel de Flor de Laranjeira; Quanto posso consumir: O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma dieta saudável.


Como consumir: O mel pode ser utilizado como uma substituição saudável ao açúcar refinado na preparação de bolos, tortas, biscoitos, entre outros doces. Também é interessante consumi-lo com torradas, frutas, iogurtes, sucos e até mesmo na receita de carnes. A Pecanobre utiliza Mel em seus produtos, especialmente na Granola com Nozes Pecan, adquira já a sua!

bottom of page