top of page

Bolo de Caramelo recheado com Nozes


Para a massa:

300 gramas de farinha de trigo

200 gramas de açúcar (1¼ xícaras)

300 gramas de manteiga

6 unidades de ovo

1 xícara de leite (240 mililitros)

1 colher de sopa de essência de caramelo (opcional)

1 colher de chá de fermento em pó

Para o recheio:

200 ml de creme de leite

200 gramas de açúcar mascavo

100 gramas de nozes pecan picadas

30 gramas de manteiga

Modo de Preparo: Para fazer este delicioso bolo de caramelo com nozes comece por preparar a massa. Para que não fique pesada, aconselhamos que divida os ingredientes da massa em dois, de forma a preparar dois bolos iguais: um servirá de base e outro de topo.

O primeiro passo é bater a manteiga com o açúcar, de preferência usando uma batedeira elétrica, até obter uma pasta.

Em seguida acrescente os ovos e bata até incorporar. Finalmente incorpore a farinha, alternando com o leite. Adicione o fermento em pó e a essência e misture uma última vez. Transfira a massa para uma forma redonda, devidamente untada e enfarinhada, e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 20-25 minutos, ou até passar no teste do palito.

Quando este primeiro bolo estiver pronto, espere esfriar para desenformar e repetir os passos anteriores com a outra metade dos ingredientes da massa.

Enquanto os bolos assam prepare o recheio de toffee e nozes: leve ao fogo médio o açúcar e deixe derreter, mexendo de vez em quando para não queimar. Deixe o recheio esfriar para misturar nele as nozes e, em seguida, espalhar sobre um dos bolos. Tampe com o outro bolo, decore com açúcar de confeiteiro e nozes, e está pronto a servir.

bottom of page