top of page

Estresse e o comportamento alimentar!


O estresse é muito mais que um estado emocional que ocorre pela junção de vários fatores que afetam várias áreas da vida de uma pessoa, podendo apresentar sintomas como:

Dor de estômago, dores fortes de cabeça e até mesmo enxaqueca, perda de apetite, gastrite, entre outros sintomas.

Com isso, já conseguimos perceber alguma das relações entre o estresse e o comportamento alimentar, e é sobre isso que iremos falar hoje!


Evitando o estresse!

O estresse é desencadeado a partir de qualquer mudança que faça com que o indivíduo tenha exigências em sua vida, com isso, esse estado de humor é dividido em 2 fases:

Agudo: desencadeado por experiências traumáticas repentinas e graves;

Crônico: é desenvolvido por situações que ocorrem no cotidiano, como problemas menores, e esse tipo de estresse desencadeia ansiedade, depressão, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, entre outros.

Com isso, esses fatores desencadeiam mais problemas, principalmente quanto à questão alimentar: algumas pessoas acabam descontando o nervosismo na comida e exageram, e por outro lado, algumas não conseguem comer por falta de apetite, enjoo, dor de estômago...enfim, o estresse influencia a alimentação, e a alimentação influencia no agravamento do estresse.


O estresse e a alimentação!

Todos os problemas ocasionados pelo estresse que foram citados acima rem uma forte relação com a falta de nutrientes em nosso organismo. Por isso, devemos nos atentar mais aos alimentos consumidos, optando pelas escolhas certas que atuarão em prol do bem estar e sentimentos positivos.

Confira quais são os alimentos ideais para proporcionar os nutrientes e vitaminas desejados:

Nozes, amêndoas e castanha; legumes, verduras e frutas como laranja, brócolis, alface; laticínios, entre outros.


Dicas:

Tenha calma: procure não perder a paciência facilmente e coma devagar. Não apressar as coisas é fundamental no afastamento do estresse.

Quantidades ideais: não coma além do necessário. Sabemos que a ansiedade gera uma sensação de consumo além do necessário, porém, você não deve deixar se abalar, tente controlar suas vontades.

Beba muita água e procure um nutricionista para melhor lhe atender e entender suas necessidades e as do seu corpo.


bottom of page