top of page

Paladar X Sobrepeso: preferência por doces!


Você sabia que o sobrepeso é uma doença que ocasiona diversos problemas de saúde além de levar muitas pessoas à morte todos os anos.

Outro fator importante é saber que a obesidade altera o paladar, isto é, ela reduz o número de papilas gustativas da língua, fazendo com que a pessoa coma mais para satisfazer a vontade.


Mas o que ocasiona a perda de paladar?

Como já mencionado, o sobrepeso e a obesidade, ocasionam uma redução nas papilas gustativas, isso acontece devido à inflamação crônica associada ao acúmulo de gorduras. Com isso, as pessoas com obesidade tendem a procurar alimentos mais doces e gordurosos, já que percebem mais facilmente esses sabores.


Por outro lado, quando voltado ao peso ideal, as papilas gustativas voltam ao normal, proporcionando ao indivíduo um paladar normal novamente.


Evitando a obesidade!

Para cada paladar deve-se programar um cardápio que atenda às necessidades sem que a pessoa pense em desviar desse planejamento alimentar. Com isso, os índices de obesidade e sobrepeso diminuirão.

Também, a esse planejamento alimentar, devem ser adicionados alimentos que proporcionem sensação de saciedade e ao mesmo tempo sejam gostosos para que a pessoa tenha prazer em consumir.

Nozes e castanhas são alimentos deliciosos que tem um valor nutricional altíssimo e são super gostosas. As pastas e cremes feitos com essas oleaginosas são muito adotados à essas dietas, elas matam a vontade de um doce sendo muito nutritivas ao mesmo tempo.


Você já provou as Nozes in natura, drageadas e caramelizadas da Pecanobre? E as pastas doces e salgadas? Tudo é feito com muito cuidado e comprometimento com o consumidor, prezando sempre pelo sabor, pela qualidade do alimento e pelos nutrientes.


bottom of page