top of page

Origens das Nozes Pecan!


A Noz Pecan, originária do Sul dos Estados Unidos e do Norte do México, é um fruto muito conhecido por seu delicioso sabor e por seus benefícios. No entanto, poucos sabem de onde vem essa oleaginosa e de que forma veio parar no Brasil. De nome científico Carya illinoensis K., a Pecan possui uma planta nativa de matas em margens de rios, se desenvolvendo também a altitudes superiores a 2000 metros. Essa árvore pode dar frutos por mais de 200 anos e há quem diga que existem nogueiras milenares.

“Acredita- se que a família que a nogueira pecan pertence evoluiu de seus ancestrais há cerca de 70 milhões de anos e foram distribuídas pela América do Norte e Eurásia (Europa e Ásia) ”.

No Brasil a nogueira foi introduzida por volta de 1870 em várias regiões do país por imigrantes norte-americanos que não tinham intensão em um cultivo para fins comerciais, mas sim em manter fonte de um ingrediente típico para produzirem suas receitas. ”De acordo com Gatto et al. (2008), tem-se no Rio Grande do Sul o maior pomar de nogueira-pecã da América Latina, sendo a principal espécie plantada, destinando-se, exclusivamente, à produção de nozes comestíveis”.

Você já conhecia a origem da nossa tão amada noz pecan? Comenta aí!

bottom of page