top of page

Variedade da Noz Pecan


As Nozes e a Nogueira Pecan tem ganhado destaque no Brasil nos últimos anos, tendo seu maior cultivo o Sul e Sudeste, sendo o Rio Grande do Sul seu maior produtor.

As nozes ganham destaque por seu sabor magnifico, docinho e amanteigado, que ganhou o paladar de muitos brasileiros. Além do sabor, algo que chama a atenção são suas propriedades e benefícios que só fazem bem para a saúde do coração, do cérebro, enfim, para o organismo todo.


Mas você sabia que existem diversas variedades de nozes pecan? Veja algumas delas e suas características:

Barton: sendo a cultivar mais plantada nos pomares brasileiros, a Barton foi obtida em 1937, possui a brotação mais tardia e é uma das primeiras a maturar. Também é super-resistente à sarna.


Mahan: com sua origem desconhecida, foi plantada por volta de 1910 nos EUA. Essas nozes preferem climas secos e invernos quentes.


Melhorada: se encontra registrada apenas no Brasil e foi obtida por seleção em um pomar brasileiro.


Shawnee: essa variedade foi obtida em 1949 e é pouco resistente à sarna e apresenta media precocidade de produção.


Desirable: elas têm cascas médias a grossas e uma noz muito grande e bem recheada. Não gosta de condições muito secas e apresenta média resistência a sarna.


Cape Fear: originou-se na Carolina do Norte e, geralmente, pesa cerca de 8 gramas, possuindo formato oblongo e espessura fina. São bastante resistentes a várias doenças foliares.


Chickasaw: originou-se em 1944 e foi lançada comercialmente em 1972 nos EUA.


Farley: foi selecionada em 1918 nos EUA e possui media resistência a sarna.

Elliot: Sua primeira propagação foi em 1919... e é amplamente cultivada na Geórgia.


Stuart: Antiga cultivar originada como muda no Mississipi, sua árvore pode ser muito produtiva, mas, em comparação com as outras, ela leva muito tempo para dar frutos



Entre outras variedades!


Obs.:

Sarna: “A sarna é a principal doença da nogueira pecan, ocorrendo principalmente em regiões úmidas. Ocorrências severas da doença estão relacionadas com o plantio de variedades suscetíveis


E aí, você conhecia todas elas? São muitas ne?


bottom of page