top of page

Flexitarianismo e vegetarianismo: qual a diferença?

Atualmente tem ganhado bastante popularidade dietas em que as pessoas não ingerem carne ou qualquer outro alimento de origem animal. Essas dietas visam a sustentabilidade e eliminar a exploração e a crueldade animal. Veja a seguir algumas dessas famosas dietas que vem sendo bastante adotadas nos dias atuais: Vegetarianismo! O vegetarianismo é um estilo de vida que se baseia no consumo de alimentos apenas de origem vegetal. Sendo rica em proteínas, carboidratos e fibras, essa alimentação fornece diversos benefícios. Existem vários tipos de vegetarianismos: Ovolactovegetarianismo: nesse grupo as pessoas excluem todos os tipos de carne, porém, continuam consumindo ovos, leite e laticínios; Lactovegetarianismo: nesse grupo não é consumido nenhum tipo de carne e nem ovos, porém, continua se consumindo leite e laticínios; Vegetarianismo estrito: nesse grupo não é consumido nenhum alimento de origem animal, muitas vezes é confundido com o veganismo*. *Exclui da rotina e da vida qualquer produto que seja de origem ou testado em animais (carnes, roupas de lã por exemplo, cosméticos, etc), evitando o máximo possível toda a exploração e crueldade animal.

Flexitarianismo! O flexitarianismo por sua vez é como seu nome já diz, mais flexível. Essa dieta é adotada por pessoas que querer parar, ou diminuir, o consumo de carnes, porém não cortam completamente da alimentação. O foco do cardápio é para os vegetais, frutas, verduras e legumes, sendo a carne consumida somente algumas vezes e o açúcar limitado. Esse estilo de vida traz muitos benefícios à saúde, já que diminui o consumo de alguns alimentos que não nos fazem tão bem.

Os novos estilos de alimentação são muito saudáveis e ajudam a conservar o meio ambiente já que o aumento da produção de carne tem levado a abertura de novos campos ocasionando o desmatamento, a emissão de gases poluentes, entre outras situações problemáticas. Abrir a mente para novas possibilidades é libertador ainda mais quando se conhece os benefícios que isso ocasionará a todos!

bottom of page