O Tomilho

O tomilho, também conhecido como poejo ou timo, é uma erva aromática que, além de poder ser usado na culinária para dar sabor e aroma, também traz propriedades medicinais nas suas folhas, flores e óleo, que podem ser usados para tratar problemas como bronquite e tosse.

Seus efeitos comprovados, quando usado sozinho ou em combinação com outras ervas, são: Combater bronquite, melhorando sintomas como tosse e febre, estimulando também a expectoração; aliviar a tosse, por conter propriedades que relaxam os músculos da garganta; combater infecções na boca e no ouvido, através do uso do seu óleo esse

ncial.

O nome científico do tomilho é Thymus vulgaris e ele pode ser comprado na sua forma fresca ou desidratada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e mercados. Veja outros remédios caseiros para a tosse, inclusive para crianças.

Como usar o tomilho para combater a tosse? As partes utilizadas do tomilho são suas sementes, flores, folhas e óleo essencial, em forma de tempero, para banhos de imersão ou em forma de chá para beber, fazer gargarejo ou inalar. Infusão de tomilho: Colocar 2 colheres de folhas picadas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos, antes de coar. Beber várias vezes ao dia. O uso do óleo essencial deve ser feito apenas de forma externa na pele, pois o seu consumo por via oral só deve ser feito de acordo com orientação médica.


// Fale Conosco

(51) 3774-1083  

(51) 99973 - 9345

// Siga nas rede sociais!

RS 332 - KM 51 - Linha Gramadinho -  Ilópolis  - Rio Grande do Sul - Brasil